POR QUE AMAMOS CACHORROS?

cachorro
Os antropólogos aceitam que, desde o surgimento do homem sobre a face da terra, ele sempre esteve acompanhado do cão. Inseparável amigo, das horas alegres e amargas, eterno defensor do dono, propiciador de muitas alegrias, etc.

De todos os animais do mundo, nenhum exerce tanto fascínio e desperta tanta paixão quanto o cão. Essa criatura que de tanta inteligência chega a imitar o comportamento humano em alto grau. Reunimos aqui 7 razões pelas quais amamos os cães.

1 – Ajudam na recuperação

Cães tem se tornado aliados na recuperação de pacientes, especialmente de crianças especiais e já tem sido usados com sucesso em hospitais que tratam esse tipo de crianças.

2 – Não magoam

É bem comum ouvirmos pessoas se queixando de que foram magoadas por outras pessoas e que, por isso, preferem os animais. Um cão faz com que nos sintamos úteis, importantes, desejados; e esses sentimentos são importantes principalmente depois que sofremos alguma decepção ou somos magoados por um ente querido no qual havíamos depositado confiança e afeto. Um cachorro não consegue enxergar nossos defeitos.

3 – Proporcionam segurança

Parece clichê, já que essa é a função mais comum do cachorro; proteger o dono e a casa. Mas há também outro tipo de segurança, segurança emocional pois ele vai te ouvir sem censurar e você pode até mesmo abraça-lo para sentir mais conforto.

4 – São divertidos

Eles aprontam muitas coisas, algumas involuntariamente, mas desconfiamos que outras são de propósito para nos fazer rir e entreter, como roubar comida, mostrar aquela cara típica de culpa, fazer palhaçadas, uivar de forma diferente, correr atrás da cauda, etc.

5 – Ajudam a manter a forma

Caminhar já é bom; se for com o pet se torna ainda melhor. Cães tem uma necessidade natural de caminhar e ficam muito felizes quando estão numa caminhada com o dono. Além disso, costuma facilitar a socialização durante a caminhada quando as pessoas se aproximas para elogiar o cão, perguntar e falar sobre ele.

6 – Ajudam a liberar o hormônio ocitocina

Já foi comprovado cientificamente que cachorros fazem liberar em nós a ocitocina (hormônio do amor), semelhante ao que uma mulher grávida libera. Tal hormônio está ligado à sensação de fidelidade, segurança, prazer e bem-estar físico e emocional.

7 – Ajudam a aliviar/curar depressão

Todos passamos por fases e momentos de dor, tristeza e sofrimento. Essa dor é amenizada com a presença de um canino, pois podemos desabafar com ele sem sergaroto_cachorromos chatos, abraçá-lo e acariciá-lo. A presença de um cão nos alivia a sensação de solidão.


Enfim, a lista poderia continuar indefinidamente, mas isso iria além do escopo no nosso artigo. O objetivo aqui é tão somente prestar uma homenagem a estra criatura que tem nos acompanhado desde o romper da aurora. Veja o vídeo abaixo que fala destas e outras razões para se ter um cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *